Nelson Pelozo

tratamentos

Proloterapia / PIT

Proloterapia é uma técnica de aplicação de glicose em diferentes diluições e concentrações, sendo administrada de forma subcutânea, intratecidual (em tendões, ligamentos) ou intraarticular. O efeito biológico depende da concentração utilizada.

Normalmente, para nervos, utiliza-se a glicose a 5%, para tendões e ligamentos, a concentração varia entre 12,5% e 17,5%, e para articulações, a concentração é de 25%. Quanto maior a concentração, maior é a tendência ao estímulo de cicatrização local, induzindo uma reação biológica e um estímulo à reação tecidual reparatória, favorecendo o processo de cicatrização.

Já a proloterapia neural (DW 5%) é mais comumente usada para neuropatias periféricas em terminações nervosas.

Comentários do artigo

O artigo descreve a aplicação da terapia perineural (perineural injection therapy – PIT) com glicose a 5% para dor neuropática, comparando-a com a lidocaína. A pesquisa aborda o tratamento de dores crônicas de difícil controle, como neuralgia do trigêmeo, neuropatia periférica, síndrome da dor complexa regional e neuralgia pós-herpética. Com a aplicação de glicose a 5%, associada a bicarbonato, em pontos específicos das terminações nervosas, observa-se alívio da dor após sessões padronizadas. O artigo também explora os mecanismos envolvidos no desenvolvimento da inflamação neurogênica, como a ativação alterada do TRPV1, e como a aplicação de glicose a 5% pode inibir essa ativação, tratando esse tipo de dor.