O Hálux Valgus, popularmente conhecido como joanete, é uma patologia complexa que envolve deformidades ósseas, instabilidade ligamentar e desequilíbrio tendíneo, além do comprometimento da cartilagem articular. Trata-se de uma deformidade multidirecional, afetando tanto o tecido ósseo quanto as partes moles, e embora tenha sido amplamente estudada, ainda não existe um “padrão ouro” de tratamento. Ou seja, não há uma técnica única aplicável a todos os pacientes. As abordagens cirúrgicas variam, desde artrodeses, que envolvem o bloqueio articular, até técnicas minimamente invasivas, sendo fundamentais a individualização do tratamento, levando em conta fatores como idade, deformidades associadas, comorbidades (como diabetes) e hábitos, como o tabagismo. O estudo aprofundado da patologia, aliado ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas, tem contribuído para a melhora dos resultados a longo prazo.
O artigo descreve um estudo detalhado por meio de tomografia computadorizada com carga (weightbearing CT-WBCT) da articulação 1 metatarso – 1 cuneiforme na associação com a deformidade de Hálux Valgus. A identificação da instabilidade dessa articulação é crucial, pois pode contribuir para a maior deformidade, aumento da taxa de recidiva no pós-operatório e também influencia a escolha do método cirúrgico. Embora diversos estudos descrevam alterações anatômicas nessa articulação que podem levar à instabilidade e à piora da patologia, ainda não há um consenso sobre como mensurar ou definir com total precisão essas alterações. O artigo detalha, por meio dessa tomografia específica, várias morfologias em diferentes ângulos e a cinemática da articulação, com classificações detalhadas em todos os cortes. A conclusão é que, em pacientes com Hálux Valgus, a articulação 1 metatarso – 1 cuneiforme apresenta um formato que predispõe à gravidade da patologia.
Na prática clínica, ao reconhecer esse padrão de patologia e instabilidade, utilizamos técnicas específicas no tratamento cirúrgico, considerando o potencial de recidiva e as complicações decorrentes da falha de estabilidade do mediopé.