A artroscopia é uma técnica cirúrgica na qual procedimentos são realizados por vídeo, com visualização direta da articulação, tanto para diagnóstico quanto para tratamento auxiliar ou definitivo da patologia. Essa técnica oferece ao cirurgião possibilidades de resolução de condições graves, como a artrose do tornozelo, utilizando uma abordagem minimamente invasiva e preservadora da articulação. Também é amplamente utilizada no tratamento de lesões ligamentares, permitindo que toda a cirurgia seja realizada por via artroscópica.
A artroscopia do pé e tornozelo pode ser expandida para tratar lesões de tendões, como nas tendinopatias do tendão calcâneo e do tendão fibular, ou ainda como técnica auxiliar, aumentando a precisão da redução em fraturas do tornozelo, por exemplo.
O artigo relata uma técnica de artroscopia do tornozelo em que são realizados dois procedimentos — anterior e posterior — no mesmo tempo cirúrgico. Na prática habitual, patologias localizadas na porção anterior do tornozelo são tratadas por vias anteriores, enquanto as da região posterior requerem artroscopia por via posterior, geralmente realizadas em momentos distintos. A técnica descrita para abordagem simultânea apresenta a vantagem de tratar diferentes patologias, em localizações distintas, em um único procedimento.
Os autores detalham a versatilidade da abordagem, realizando a artroscopia anterior e posterior com o paciente mantido na posição ventral, utilizando um distrator de artroscopia de ombro adaptado ao tornozelo. Relatam bons resultados com a técnica, que, de forma minimamente invasiva, permite o tratamento eficaz de múltiplas patologias no tornozelo, com reabilitação mais rápida e eficiente.